A Hipocrisia do Espírito Natalino
Escrito por André R. Fernandes
Por que as pessoas começam a fazer Caridade quando chega Dezembro? Será que elas esquecem que a necessidade Não escolhe dia, semana, mês, ano e hora?
Nas ruas, vielas, favelas, periferias Sempre tem um mortal clamando Por naco de pão, mas nós, menosprezamos. Desprezamos em todo canto da cidade.
Podemos ver dentro do nosso automóvel Crianças pedindo favores quando se aproximam Do carro, quando a sinalização está fechada Resolvemos levantar o vidro da janela do carro.
Quando termina as festas natalinas e réveillon Toda comida é desperdiçada e jogada no lixo; Enquanto a isso, há crianças chorando pelo prato de comida. As roupas que fora utilizadas durante os 365 dias São jogadas no lixo, mas esquecem de que há um Mendigo precisando de roupas para se cobrir.
Depois dizem que é o espírito natalino: Abraçam-se com falsidade Elogiam-se com a boca cheio de veneno É o amor ao próximo: Caluniando o irmão Inventando mentira ao próximo É solidariedade falando conosco: Adotar a cegueira espiritual Negar ajuda ao amigo Fechar os braços
Teu amigo, teu vizinho, ou até mesmo, teus parentes Precisando da tua ajuda, mas prefere desdenhar Deixa hasteadas as bandeiras da: arrogância, orgulho, Prepotência, desdém, necedade, inveja no alto da tua fortaleza. Enquanto o teu semelhante está jogado na miséria.
Dezembro é a festa mundial da hipocrisia.