HOMEM E NATUREZA – CICLO DE OUTONO
Estamos chegando ao fim de mais um verão. Um novo outono começa. E o outono traz consigo o início de um novo ano. Segundo a astrologia, o ano realmente começa quando o sol, na sua trajetória anual, encontra-se no grau zero de Áries. É o equinócio de outono no Hemisfério Sul (Brasil), e de primavera no Hemisfério Norte. Oficialmente seu início acontece, no Hemisfério Sul, no dia 20 de março de 2018, às 13h15′, pelo horário de Brasília, e termina em 21 de junho de 2018. Importante lembrar que, cada estação do ano tem beleza e características específicas que nos são reveladas na harmonia presente em seus contrastes. Cada estação do ano nos traz mensagens e convites específicos. Ao fim de cada ciclo há o início de outro, nos remetendo ao contexto do todo, mostrando que o microcosmo pessoal se insere no macrocosmo da Vida, do Universo! Cada ciclo nos convida a novas posturas e nos oferece uma série de aprendizados para a vida. Prestar atenção à natureza, aos seus ciclos, entendê-los, honrá-los e celebrá-los pode ser terapêutico se você quiser se tornar mais consciente de você e do mundo. As celebrações, vindas de épocas remotas, por ocasião da passagem de um ciclo para outro, tinham como finalidade honrar e agradecer o ciclo que findava e saudar e dar as boas-vindas ao novo ciclo que se iniciava. Assim, as celebrações servem para nos relembrar essa realidade, nos manter conscientes de que fazemos parte do todo! O todo nos afeta e nós afetamos o todo. Contudo, normalmente não conseguimos enxergar esses sinais porque insistimos em achar que não somos parte integrante do meio ambiente. O que a Natureza nos ensina? Pode ser que eu viva hoje pelo outono e você pelo verão. Cada um precisa fazer a leitura da sua própria vida e entender por qual estação está passando, para poder extrair todas as lições que cada estação pode nos ensinar. Podemos aprender sempre algo com essa analogia. A natureza é sábia e sempre encontra uma forma de nos advertir quando saímos da linha. Por exemplo, com relação à saúde, se relaxamos com o cuidado do nosso corpo, logo algo ocorre para compensar e garantir o bom funcionamento do organismo. Se excedemos os limites do trabalho, ficamos estressados e adquirimos doenças e temos que repousar para recuperar. Se ficamos algumas noites sem dormir, o organismo enfraquece e temos que repor as energias. Há fases na nossa vida que mais parecem as flores da primavera que ajudam a florescer e a valorizar as nossas conquistas. Há ocasiões em que tudo dá certo, apesar de nem sempre as nossas ações refletirem harmonia entre nosso coração e nossa mente. Nessas ocasiões, o melhor seria uma boa dose de prudência, para não achar que essa fase será eterna, porque, assim como na natureza, outras estações estão a caminho.
O QUE O OUTONO TEM A NOS ENSINAR?
O significado simbólico do outono mostra que este é um período de agradecimento por tudo o que recebemos da natureza e por tudo o que conseguimos realizar em nossas vidas até agora. É também um momento de recolhimento, introspecção e reavaliação pessoal. O outono é uma época especialmente recheada de significados que podem enriquecer nossas percepções. É o período logo após o verão, estação de tempo quente, aberto, de plena luz e em que nossos movimentos tendem para o mundo externo. Não é por acaso que, para chegar a uma estação intermediária, precisamos de uma chuvinha persistente que vai resfriando o tempo aos poucos nos preparando para mudanças. É, como bem diz a letra da música ?Águas de Março? de Tom Jobim, ?são as águas de março fechando o verão, é a promessa de vida no teu coração?,
Qual é a principal imagem que nos vem à mente quando pensamos em outono?
Bem provável que a maioria das pessoas responda que é a clássica imagem das árvores perdendo suas folhas.
Mas, você sabe por que acontece essa perda?
Se as árvores não as soltassem, elas não sobreviveriam à próxima estação. Isso porque as folhas se queimariam com o frio do inverno e, assim, os ciclos de respiração da árvore se findariam bruscamente, o que resultaria no fim da vida. A natureza nos mostra mais uma vez a beleza de sua sabedoria: é preciso entregar, é preciso confiar, é preciso deixar ir o que não serve mais, para proteger o que é mais importante. Assim, o que, à primeira vista parece uma perda é, na verdade, um ganho: ela ganha mais tempo de vida, e chega renovada às próximas estações. Com isso, vemos que o significado místico do ciclo do outono é um período de preparação e recolhimento para a próxima estação que é o inverno. É também um período de agradecimento por tudo o que conseguimos até agora.
Reflita a partir disso: o que você precisa deixar ir? Do que você precisa abrir mão para seguir firme para os próximos ciclos, para continuar a crescer?
O outono é também estação de amadurecimento dos frutos. É o tempo de deixar ir inclusive os resultados de nossos esforços, para que novas forças possam gestar outros futuros projetos. Durante essa época é válido observar quais elementos em você precisam ser sacrificados para que o mais sagrado para sua vida seja preservado ou resgatado. Pense na palavra sacrifício a partir de sua etimologia: é um sagrado ofício, um trabalho, uma ação que possui um caráter sagrado, para além do superficial, que transcende o banal, que tem um significado maior. Tudo isso é mais significativo quando se sabe que um novo ano astrológico se inicia. Tudo fica mais potencializado. O sentimento de mudança se faz mais forte, nos atinge com anseios de algo novo, de novas perspectivas, de nova vida.
Aproveite este momento, se proponha a MUDAR (interiormente e externamente), a ter a vida que realmente deseja, anseia, que faz seu coração bater mais forte.
Para isso, desapegue das coisas e atitudes que você não deseja mais e FAÇA DIFERENTE. EXPERIMENTE O NOVO… e verá que muito tem a ser vivenciado.
Por isto compreender o que seja um equinócio é muito importante, mais ainda se estudarmos o simbolismo do Outono. Esta estação sucede o calor, a forte claridade e todos os sentimentos e emoções do Verão, mas antecede o frio, a penumbra e o silêncio do Inverno. É a hora de se estabilizar, diminuir o ritmo, preparar-se para momentos difíceis; é fazer como as árvores, jogar no chão as ?velhas folhas?, firmar bem as raízes, preparar seu interior para outros ciclos e deixar algo para o planeta (frutos).
DICA / CONSELHO:
– inclua momentos de quietude e contemplação no seu dia a dia para poder apreciar a beleza e a plenitude desta estação.
– se durante o outono perceber o tempo mais frio, cinza, potencialize a decoração de sua casa com mais objetos ou flores coloridas para alegrar mais o seu ambiente.
Lembre-se: somos seres em constante transformação rumo à felicidade!
“Uma árvore em flor fica despida no outono. A beleza transforma-se em feiura, a juventude em velhice e o erro em virtude. Nada fica sempre igual e nada existe realmente. Portanto, as aparências e o vazio existem simultaneamente.” Dalai Lama